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03/05/2022
VOLVO C40 RECHARGE CONQUISTA PRÊMIO MÁXIMO DE SEGURANÇA
Volvo e segurança quase sempre são sinônimos, com as mais diversas inovações que a marca sempre lançou, e agora mais uma vez, foi reconhecida por isso. O Volvo C40 Recharge, que acaba de ser lançado no Brasil, conquistou o cobiçado prêmio TOP SAFETY PICK+ (TSP+) 2022 do Instituto de Segurança Rodoviária (IIHS). “À medida que a Volvo continua nossa jornada de eletrificação, a segurança permanece no centro de tudo o que fazemos”, destaca Anders Gustafsson, presidente e CEO da Volvo Car USA, “O C40 Recharge que ganha o prestigioso prêmio IIHS Top Safety Pick Plus reafirma que não importa como seu Volvo seja alimentado, ele sempre será seguro”. A IIHS concede o TSP+ apenas aos veículos que fornecem o mais alto nível de segurança. A Volvo continua a definir o benchmark para sistemas de segurança, incorporando frenagem automática de emergência, aviso de colisão frontal e detecção de pedestres e ciclistas como padrão em todos os veículos. O C40 Recharge apresenta todos os benefícios de um SUV com um design elegante e sofisticado e incorpora uma experiência intuitiva e incorporada de infoentretenimento do Google. É também o primeiro Volvo na história da empresa projetado apenas como 100% elétrico e o primeiro a contar com um interior livre de couro. O C40 Recharge é a mais recente manifestação do compromisso da Volvo com um futuro de emissão zero e o objetivo de ser uma empresa de carros totalmente elétricos até 2030. A visão da Volvo Cars de que ninguém deve ser morto ou gravemente ferido em um dos novos carros Volvo impulsiona a inovação contínua de novos recursos de segurança, incluindo um limite de velocidade em carros, proteção de estradas em escoamento e sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS). Para o ano modelo 2021, a Volvo estabeleceu uma nova referência do setor como a única marca com toda a sua linha alcançando as honras do IIHS TSP+. Fonte: Blog Auto
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14/03/2022
Volvo inicia pré-venda do crossover 100% elétrico C40 Recharge
A Volvo apresentou durante uma live o seu novo veículo. Trata-se do segundo veículo da marca sueca totalmente elétrico, o C40 Recharge. De acordo com a empresa, a pré-venda está disponível em todas as concessionárias do Brasil. Segundo a Volvo , as primeiras entregas estão previstas para serem feitas entre última e penúltima semana de março sendo que o próximo lote deverá chegar entre os meses de abril ou maio. Questionada sobre as perspectivas de vendas anuais, a marca espera atingir 1000 unidades por ano, já a partir deste ano de 2022. O C40 chega com novo design que traz linhas esportivas que remetem aos cupês, com teto caindo suavemente pela traseira. Conforme a Volvo, foram inspiradas na arquitetura escandinava com influência da luz e da natureza. “Cada milímetro desse carro tem uma história, as pessoas devem se sentir especial dentro desse carro. A filosofia de design da Volvo é sobre criar designs relevantes e que cumprem um propósito”, destaca Robin Page, Head de Design da Volvo Cars. O trem de força elétrico conta com dois motores, um em cada eixo, gerando uma potência combinada de 408 cv e 67,30 kgfm de torque. Já a autonomia declarada é de 440 quilômetros com uma carga total. Entre as novidades tecnológicas, o destaque do novo C40 é o teto panorâmico, que molda o carro todo, desde a primeira fileira de bancos, até os assentos traseiros. A nova tecnologia empregada na construção do vidro dispensa o uso da cortina de fechamento. A Volvo explica que com esse novo sistema, o vidro escurecido possui proteção UV e IR e é capaz de reduzir 95% a entrada de luz e 80% da radiação de calor. “Continua sendo uma pressão em toda a indústria a questão da escassez dos semicondutores. No Brasil temos uma certa proteção, pois ele é um dos pioneiros em eletrificação quando falamos de Volvo. A gente é referência para a Volvo no mundo, e por isso a matriz sueca nos coloca em prioridade. Por isso, imaginamos que teremos estabilidade na oferta do C40 e do XC40 elétricos ”, diz o Diretor Geral João Oliveira. Fonte: iG Carros
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11/01/2022
Volvo vai lançar SUV elétrico com novo sistema autônomo em 2022
A Volvo vai começar os testes de seu novo sistema autônomo Ride Pilot na Califórnia, Estados Unidos. Segundo a marca, a direção estará disponível no próximo SUV totalmente elétrico da marca, que será revelado ainda este ano. O software está sendo desenvolvido pela empresa de direção autônoma Zenseact, juntamente com a equipe interna de desenvolvedores da Volvo Cars e da Luminar – um de seus parceiros de tecnologia. Para se ter uma ideia, o sensor LiDAR da Luminar conta com cinco radares, oito câmeras e dezesseis sensores ultrassônicos. “Estamos orgulhosos de anunciar o lançamento nos Estados Unidos planejado de nosso primeiro recurso de direção autônoma verdadeiramente não supervisionado, já que buscamos definir um novo padrão da indústria para autonomia sem comprometer a segurança”, disse Mats Moberg, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Volvo Cars, em nota divulgada. Fonte: Motor Show
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09/12/2021
A Volvo atualiza o design do seu modelo mais vendido no Brasil e no mundo, o XC60
Modelo mais vendido da Volvo em todo o mundo e o utilitário esportivo premium mais emplacado no Brasil, com 3.091 unidades este ano até outubro, o XC60 atualiza suas linhas externas, recebe o novo sistema de infoentretenimento do Google e novos equipamentos, além de contar com o motor híbrido T8 eAWD.  Símbolo da Volvo Cars em todo o planeta, o XC60 carrega toda a herança da marca sueca em luxo, sofisticação, potência e segurança.  Os inconfundíveis faróis com luz diurna em formato de “T” deitado – um desenho que o marketing da Volvo chama de “Martelo de Thor” – estão agregados ao novo para-choque frontal, que recebe um desenho único e exclusivo para cada uma das quatro versões do SUV.  “O XC60 é uma referência para a Volvo Cars e um veículo em que estamos sempre buscando inovar e oferecer ainda mais para nossos clientes. Essas atualizações que chegam para o modelo 2022 reforçam nosso compromisso com a sustentabilidade e em oferecer produtos ainda mais tecnológicos”, afirma João Oliveira, diretor-geral de Operações e Inovação da Volvo Car Brasil.  A grade cromada com novo desenho reforça o robusto visual dianteiro.  O design exterior ainda vem com novas rodas e para-choque traseiro com saídas de escapamento escondidas. As famosas lanternas, que dominam as colunas “C” e se voltam para o meio da traseira (e se espalharam para os outros SUVs da marca), mantiveram o design.  Com quatro novas cores, os consumidores contam agora com um total de oito opções: Platinum Grey, Silver Dawn, Denim Blue, Thunder Grey, Crystal White, Pine Grey, Onyx Black e Fusion Red. O novo Volvo XC60 vem com o sistema de infoentretenimento alimentado pelo Android com aplicativos e serviços do Google incorporados.  “A Volvo Car Group é a primeira empresa a se unir ao Google na integração de um sistema alimentado pelo Android. Isso traz muitas vantagens ao cliente, que terá uma experiência nativa e muito mais prática para o dia a dia”, destaca André Bassetto, diretor de Produto e Pós-Vendas da Volvo Car Brasil.  De acordo com a marca sueca, o intuitivo sistema oferece personalização e conectividade incomparáveis, aprimoradas por meio da introdução de um novo pacote de Serviços Digitais, com acesso aos aplicativos e serviços do Google e uma melhor navegação pelo Google Maps e pelo Google Assistente.  Com isso, o motorista pode usar a voz para fazer as coisas, mantendo o foco na estrada. O assistente pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts e enviar mensagens, tudo por um comando de voz. O modelo recebe ainda a Câmera 360 Graus, que facilita as manobras, o Head-Up Display – projeta a velocidade e outras informações no para-brisa – e o carregador por indução para smartphones.  O XC60 passa a ser equipado com o sistema de purificação de ar, o Advanced Air Cleaner PM 2,5, filtrando contaminantes que chegam à cabine.  O processo é feito por meio de ionizadores de ar e forças eletrostáticas.  Novos materiais interiores, incluindo opções sem couro, como o estofamento premium em mescla de lã e poliéster reciclado Midnight Zinc ou Slate, oferecem mais possibilidades de personalização.  O XC60 vem com dois novos recursos de assistência ao condutor. O Ready to Drive emite um alerta caso o trânsito à frente ande e o motorista ainda não tenha partido com o veículo.  E o Emergency Stop Assist, que para o carro se o condutor não reagir a nenhum dos alertas emitidos pelo sistema. O XC60 é um veículo híbrido equipado com o sistema Drive-E Turbo Supercharger 2,0 litros, quatro cilindros e 325 cavalos associado a um motor elétrico de 89 cavalos com torque instantâneo nas rodas traseiras. Combinados, os motores geram uma potência de 412 cavalos e 64,5 kgfm de torque.  Segundo a Volvo, o carro acelera de zero a 100 km/h em 5,3 segundos.  O híbrido plug-in Recharge oferece todos os benefícios de um propulsor a gasolina de alto desempenho com um motor elétrico com emissões ultra baixas de CO2 e autonomia de mais de 40 quilômetros no modo puramente elétrico.  As baterias de íons de lítio têm capacidade de 11,6 Kwh. Todos os modelos eletrificados da Volvo Cars recebem a denominação “Recharge”, de veículos plug-in, ou seja, que podem ser carregados em uma tomada.   Fonte: Correio do Estado
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09/11/2021
Teste: Volvo XC40 elétrico combina performance, tecnologia e muita autonomia
Você já deve ter notado o aumento de lançamentos de automóveis elétricos. Trata-se de uma tendência irreversível que, apesar de limitações como preço e falta de infraestrutura de recarga, tem avançado relativamente rápido. Atualmente, a maioria dos elétricos são automóveis de luxo, devido ao preço salgado da tecnologia.  O SUV sueco foi responsável por inaugurar a eletrificação da marca. Ele foi anunciado no primeiro semestre e chegou em setembro. Com autonomia de 400 km e 408 cv divididos entre dois motores (um para cada eixo), o modelo é o ponto de equilíbrio no mercado de elétricos.  Ele oferece autonomia elevada, que permite rodar muito sem se preocupar em recarregar todos os dias. Para um consumidor que guia 40 km por dia, é possível dirigir a semana toda sem esquentar a cabeça. A pilha forte se deve ao pacote de baterias de 78 kWh. Elas podem ser completamente recarregadas num Wallbox de 11,5 kWh em 10 horas. Num ponto de recarga ultra rápida, é possível recuperar 80% da autonomia em apenas 40 minutos.  São funcionalidades que tornam o elétrico mais prático no uso cotidiano. No entanto, uma recomendação para quem for comprar um carro movido a bateria é adquirir o carregador doméstico.  Raio-X Volvo XC40 Recharge SUV compacto premium, quatro portas e cinco lugares. No dia a dia O XC40 Recharge é um upgrade da versão T8 R-Design. Ele oferece o mesmo nível elevado de conforto no uso cotidiano, mas entrega outros recursos que fazem dele ainda mais divertido. A começar pela abolição da ignição. A chave presencial serve como ponto de partida. Basta entrar no carro, pisar no freio e pressionar a tecla para a posição “D”. Para estacionar, basta apertar a tecla “P” e deixar o carro. Como todo elétrico, o XC40 Recharge conta com função One Pedal. Esse recurso faz com que a unidade elétrica sempre aplique freio-motor quando se tira o pé do acelerador. Assim, se consegue imobilizar completamente o carro sem pisar nos freios e aproveitar o movimento das rodas para gerar carga de bateria.  No começo pode parecer estranho, mas logo se pega o jeito. O problema é que ficamos condicionados e quando se migra para um carro convencional, é preciso um pequeno esforço para se lembrar de frear. No entanto, basta acessar a configuração no multimídia para desabilitar a função. E por falar em multimídia, o SUV conta com uma enorme tela vertical, que oferece várias funções, como câmera 360 graus e conexão para telefones. Mas o grande barato está no pacote de aplicativos Google embarcado. Como o carro conta com 4G, é possível utilizar Google Maps, Play Store, Gmail e baixar aplicativos como Spotify. Assim, quando o celular descarregar, ainda é possível navegar com informações de tráfego em tempo real e ouvir a musiquinha. Mas telefone descarregado não é problema no XC40 elétrico. Ele conta com base de carregamento sem fio. O SUV ainda oferece quadro de instrumentos digital, acabamento em couro e tapetes feitos de PET. Ele também conta com teto solar panorâmico e ar-condicionado de duas zonas. Um detalhe: Quando a bateria está baixa, o sistema desabilita do compressor e mantém apenas a ventilação. Para finalizar, ainda há controle de cruzeiro adaptativo (ACC), monitor de permanência em faixa e tráfego cruzado em ré. Ainda entra na conta sensor de ponto cego e frenagem autônoma.  Motor e Transmissão O XC40 Recharge é equipado com dois motores que somam 408 cv e 67,3 kgfm de torque. Toda força está disponível a todo instante. Assim, acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e máxima é limitada em 180 km/h. Na prática significa um soco no peito quando se pisa forte. É uma entrega mais bruta do que de um supercarro. Suspensão e freios O conjunto de suspensão do XC40 é independente nas quatro rodas e conta com acerto bem firme. O gerenciamento eletrônico garante uma estabilidade ímpar ao sueco, que aceita curvas fechadas sem aliviar o pé. O berço das baterias sob o assoalho contribuem para reduzir o centro de gravidade e deixam esse SUV ainda mais dinâmico.  Já os freios utilizam discos ventilados nas quatro rodas, e contam com sistema de frenagem automática, Auto Hold (que mantém freio acionado quando parado, sem pisar no pedal) e assistente de partida em rampa (Hill Hold). Ele oferece controles de estabilidade (ESP) e tração. Palavra final O XC40 Recharge é um carro espetacular e deixa claro que o elétrico se tornou tão prático como um automóvel a combustão.  Fonte: Hoje em Dia
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30/09/2021
Primeiro modelo totalmente elétrico da Volvo Cars chega ao Brasil
A eletrificação é um fato consumado na indústria automotiva mundial – a partir de 2030, alguns países da Europa terão a produção de carros a combustão proibida. No Brasil, embora com certo atraso, a pauta está ganhando relevância. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), os 13.899 automóveis e comerciais leves eletrificados emplacados de janeiro a junho de 2021 representam 1,4% do total de 1.006.685 veículos comercializados no mercado interno no primeiro semestre, incluindo híbridos (HEV), com 8.065 unidades, híbridos plug-in (PHEV), com 5.102 unidades, e elétricos 100% a bateria (BEV), com 732 unidades. Contudo, em julho, os eletrificados já atingiram um “market share” de 2,2%. Desde maio deste ano, a Volvo se tornou a primeira marca de automóveis a comercializar somente modelos eletrificados no Brasil. O portfólio da fabricante sueca conta com cinco híbridos plug-in: os sedãs S60 e S90 e os utilitários esportivos XC90, XC60 e XC40. Agora, desembarca o primeiro automóvel Volvo 100% elétrico a estrear mundialmente, o XC40 Recharge Pure Electric. Apresentado mundialmente em outubro do ano passado, nos Estados Unidos. As trezentas unidades disponibilizadas para a pré-venda há quatro meses foram comercializadas em apenas vinte dias e mais cento e cinquenta foram importadas. Pelos volumes iniciais, a liderança nacional entre os automóveis 100% elétricos parece uma questão de (pouco) tempo. O XC40 Recharge Pure Electric tem dois motores P8 AWD, um posicionado em cada eixo. Combinados, geram 413 cavalos de potência e 67,3 kgfm de torque. Segundo a Volvo, a bateria de 78 kWh, distribuída no assoalho, oferece um alcance de mais de quatrocentos quilômetros com uma única carga – pode ser carregado em uma tomada convencional ou por meio de Wallbox. Com um sistema de carregamento rápido, a bateria recupera até 80% de sua capacidade em quarenta minutos. Em termos de performance, o SUV elétrico oferece aceleração de zero a 100 km/h em apenas 4,9 segundos – a partir da linha 2021, a velocidade máxima de todo Volvo é limitada eletronicamente em 180 km/h. Enquanto na versão híbrida do XC40 a tração é apenas frontal, na Pure Electric, é integral. Em termos estilísticos, as diferenças em relação à versão híbrida do XC40 se limitam à grade frontal. Como as necessidades de refrigeração são menores, no XC40 Recharge Pure Electric, a tradicional grade preta dá lugar a uma placa sem buracos na cor da carroceria, que cumpre a função de abrigar a indefectível faixa diagonal cromada ostentando o logo da Volvo. De resto, é praticamente o mesmo “shape” do XC40 apresentado em 2018. Na frente, a luz diurna, posicionada dentro dos faróis, tem desenho em formato de “T” – o marketing da Volvo apelidou o desenho de “Martelo de Thor”, que tornou-se onipresente nos modelos da marca. Os faróis “full-led” contam com função anti-ofuscante (AHB), com o auxiliar de neblina também em leds. Os retrovisores são eletricamente rebatíveis e as rodas de alumínio são de 20 polegadas. Nas colunas traseiras, destaca-se a inscrição “Recharge”. Atrás, as lanternas verticalizadas de leds têm formato de bumerangue e são interligadas pelo aerofólio preto. Por dentro, o painel de 12,3 polegadas está integrado com a central multimídia com tela de 9 polegadas sensível ao toque. Detalhes de acabamento em Cutting Edge Aluminium conferem um aspecto “techno” ao ambiente. Há soluções de armazenamento para vários gêneros de objetos, incluindo um compartimento frontal com o carregamento por indução para celulares. Com a retirada da motorização convencional, foi criado um nicho frontal de trinta e um litros, que serve para levar pequenos volumes. Já o porta-malas tem capacidade para 413 litros – a tampa do bagageiro tem abertura e fechamento elétrico com função “hands-free”. Um dos destaques do XC40 Pure Eletric é o One Pedal Drive, um recurso similar ao apresentado pelo Nissan Leaf (no qual é chamado de ePedal) e adotado em outros veículos elétricos. Ao ser acionada, a tecnologia permite que a aceleração e a frenagem sejam feitas utilizando um único pedal. Tal funcionalidade amplia a regeneração de energia e a autonomia. Outro atrativo tecnológico do XC40 Pure Eletric é totalmente original: o sistema de infoentretenimento com sistema operacional Google Automotive Services, que integra o carro aos recursos da Google. O sistema usa o reconhecimento de voz com o Google Assistente para oferecer uma interação “mãos livres” ao motorista enquanto dirige, além de dar acesso aos aplicativos disponíveis via Google Play, como o Google Maps. Em termos de assistências à condução, o XC40 Pure Eletric oferece a “câmera 360 graus” que, junto ao alerta de tráfego lateral e a frenagem automática, ajuda a evitar colisões em saídas e entradas de vagas de estacionamento. O elétrico da Volvo vem com sistema de alerta de mudança de faixa e aviso de ponto cego. O City Safety reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou reduzir as consequências de uma colisão. O veículo traz ainda sensores e câmeras de monitoramento das faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração e a frenagem em relação ao carro da frente. Há também o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência já oferecido em outros modelos da marca e que presta assistência vinte e quatro horas e auxílio de emergência. O XC40 Recharge Pure Electric tem dois motores P8 AWD, um posicionado em cada eixo. Combinados, geram 413 cavalos de potência e 67,3 kgfm de torque. Fonte: Diário do Litoral
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30/08/2021
Volvo XC40 Inscription, híbrido, faz até 24,5 km/l
Dia de acelerar e conhecer a linha 2022 do Volvo XC40, o SUV de entrada da marca sueca aqui no Brasil e que agora só oferece versões híbridas em território nacional. O XC40 foi o carro mais vendido pela empresa no primeiro semestre deste ano e a configuração que escolhemos para testar foi justamente a mais emplacada, a Inscription T5 Recharge Plug-in Hybrid. O carro vem completinho, consegue rodar em modo semi-autônomo, tem bom espaço interno e porta-malas, é muito bem acabado por dentro e ainda tem a capacidade de fazer surreais 24,5 km/l de gasolina na cidade. Venha comigo nesta resenha que vou te mostrar mais detalhes sobre o híbrido da marca sueca. Como é o Volvo XC40 Inscription O desenho do carro já é conhecido há alguns anos, mas não temos como deixar de enaltecer a beleza do design desse SUV. Com frente invocada, jeitão imponente e porte agressivo, apesar de ser um SUV compacto, o XC40 é a porta de entrada para o mundo dos carros suecos. Essa versão é, na linha 2022, a do meio. Abaixo temos a Inscription Express, a antiga Momentum. Acima temos a R Design, e depois só a 100% elétrica, que também tem o sobrenome Recharge, mas é chamada pela turma nórdica de "Pure Electric". Dentro, muito luxo Na parte de dentro, todo o luxo e sofisticação que vemos em carros alemães dessa categoria. Tem até acabamento de madeira, chamado pela Volvo de Driftwood, nos painéis das portas, na parte principal do painel e espalhado por outras partes da cabine. Mas o grande charme é a manopla do câmbio feita de cristal, pela grife Orrefors, que é ainda mais bonita quando vista à noite. Outra coisa muito boa na cabine é a central multimídia de 9 polegadas na vertical, algo que temos visto se tornar cada vez mais comum em modelos de outras marcas, mas que de fato começou com os carros da Volvo - pelo menos aqui no Brasil. No XC40, a central resume tudo em quatro importantes pilares: o GPS no primeiro; o sistema de som no segundo slot, que pode mostrar os comandos do rádio ou de conexões via Bluetooth ou cabo USB; as informações sobre o telefone conectado no terceiro espaço e os dados de consumo de sua viagem ou informações personalizadas pelo motorista no último. Já os controles do ar-condicionado e funções adicionais ficam nos contornos dessa tela, de forma realmente fácil de entender, como se fosse um tablet. Há possibilidade de se usar CarPlay e Android Auto, mas em carros da Volvo, hoje em dia, somente por cabo. Também há outra tela digital no painel, que fica atrás do volante, tem 12,3 polegadas e ainda oferece a opção de ser personalizável. Completaço Em termos de equipamentos, o XC40 Inscription vem de série com carregador de celular sem fio; duas entradas USB para recarga e conexão de dados com a central; duas USB-C nos bancos traseiros; ar-condicionado de duas zonas; direção elétrica; vidros e travas elétricos e diversos porta-objetos pela cabine. Outro barato é o fato de não ter caixa de som nas portas, o que amplia o espaço para levar garrafas maiores. O teto solar panorâmico e o sistema Volvo On Call são outros recursos que completam a lista e fazem do modelo um competidor ainda mais forte dentro desse segmento. Já no quesito segurança, o carro vem com alerta de colisão traseira, sistema de alerta de ponto cego; chave inteligente programável; faróis full-LED com regulador do facho e sistema inteligente anti-ofuscamento e rodas de alumínio aro 19"; além dos quase obrigatórios controles eletrônicos de tração e estabilidade; freio de estacionamento por botão; sensor de estacionamento dianteiro e traseiro por câmera; sensor de chuva e crepuscular; sistema de monitoramento da pressão dos pneus; assistente de descidas e subidas incorporado ao assistente de partidas em rampa e abertura e fechamento elétricos do porta-malas. Anda sozinho Quem completa a farta lista de equipamentos mencionada acima é o sistema que a marca chama de Pilot Assist, que era oferecido como opcional há alguns anos e hoje faz parte do pacote de série de todos os modelos da empresa no Brasil. Assim como em alguns outros modelos do segmento de luxo, também de outras fabricantes, você aperta um botão que dá ao carro a possibilidade de "assumir o comando". Combinado ao controle de cruzeiro adaptativo, que também faz parte do pacote, o XC40 identifica a faixa onde está e o carro à frente, por meio de sensores, câmeras e radares, para ativar o sistema semi-autonômo. Na prática, o carro faz curva, freia, acelera e retoma velocidades a partir do zero sem que sejam necessárias ações do motorista. A única coisa que precisa ser feita é colocar as mãos no volante a cada 10 s para avisar o sistema que o motorista está acordado. Em um futuro não muito distante, encostar as mãos não vai mais ser preciso e poderemos dizer que o carro anda sozinho sem a nossa intervenção. Consumo de outro mundo Você pode não acreditar, mas o XC40 híbrido consegue fazer até 24,5 km/l na cidade e 22,3 km/l na estrada, graças justamente ao sistema híbrido que faz parte de seu conjunto mecânico. Começamos a parte técnica pelo consumo porque impressiona ver que um SUV como esse consegue rodar até 1.200 quilômetros na cidade com apenas um tanque, graças à capacidade de 49 litros. O responsável por números tão surreais é a combinação de um motor 1.5 de três cilindros, turbo, com injeção direta, que rende 180 cv e 27 kgf.m de torque, com um elétrico, dianteiro, de 82 cv e 16,3 kgf.m - o sobrenome T5 vem justamente dessa especificação. Juntos, rendem 262 cv e 43,3 kgf.m de torque. Isso também significa que os números de desempenho do carro são ótimos: 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, velocidade máxima de 180 km/h e capacidade de rodar até 47 km só no modo elétrico. Isso pode ser traduzido da seguinte maneira: se você roda suave, não percorre mais de 30 quilômetros por dia e ainda consegue deixar o carro na tomada em casa, é possível ficar meses sem reabastecer. Outro fator que influencia nos ótimos números é o excelente câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem, que oferece trocas ligeiras de acordo com o modo de condução. São cinco deles: "Hybrid", para uso cotidiano; "Pure", 100% elétrico; "Power", para tocada mais esportiva; "Off-road" para uso fora-de-estrada, embora a tração seja dianteira; e "Individual", que permite ao motorista escolher seus estilo de condução. Espaço interno e porta-malas O espaço traseiro pode ser comparado ao de um sedã médio, que tem o mesmo entre-eixos de 2,70 m, com a diferença de que em um SUV você tem mais espaço para a cabeça devido ao desenho mais alto e robusto. Mesmo com o banco da frente posicionado para quem tem 1,80 m, fiquei confortável no espaço traseiro. O único detalhe é que, como o XC40 tem uma bateria que fornece energia ao motor elétrico, que é dianteiro, o espaço para as pernas de quem vai no meio fica comprometido, já que o túnel central é bem alto. É por isso que preferimos dizer que no espaço traseiro cabem duas pessoas adultas com conforto ou três crianças. Pelo menos há saídas de ar, duas entradas USB-C para carregar eletroeletrônicos e até um descansa-braço central. O porta-malas também é muito bom para a categoria, com 460 litros de capacidade. Conclusão O Volvo XC40 Inscription é o que tem o melhor custo-benefício e quer se tornar sua porta de entrada ao mundo de híbridos da Volvo, que há algum tempo decidiu vender somente carros eletrificados no Brasil. O SUV é completo, bem acabado, luxuoso, anda muito e bebe (bem) menos que muito carro 1.0 popular. Tem todos os requisitos para entrar na garagem de quem busca um utilitário compacto do segmento premium e pensa em fugir dos tradicionais carros alemães. Se ele for a sua escolha, dê adeus ao seu amigo frentista e curta os momentos de descanso na hora do trânsito. Fonte: Webmotors
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30/07/2021
Volvo revela futuro elétrico, seguro e conectado
Em uma live de quase três horas, a Volvo revelou um pouco sobre como enxerga o futuro do automóvel. Segundo a marca, eletrificação é mais que uma mudança no conjunto de força, mas um paradigma no design de seus veículos - e o protótipo Concept Recharge é exatamente a prévia da próxima geração de carros elétricos, seguros e conectados da empresa. "O Concept Recharge representa o manifesto para o futuro totalmente elétrico da Volvo, bem como um novo tipo de veículo”, disse Robin Page, chefe de design do Grupo Volvo Car. "Ele tem proporções novas e modernas que vão de mãos dadas com maior versatilidade e mostra o que a tecnologia pode possibilitar em termos de design", complementou o executivo. Como é o Volvo Concept Recharge Fiel à herança do design escandinavo, representado principalmente pelos faróis com formato de um "T" deitado, conhecido como o "martelo de Thor", o Concept Recharge, é um estudo de carro 100% elétrico sem motor a combustão que evoluiu a ponto de ter grandes proporções internas e excelente nível de eficiência aerodinâmica. O resultado, como se vê, é uma carroceria com soluções que apoiam uma vida familiar sustentável. A primeira geração de carros elétricos da Volvo vai compartilhar plataforma com os atuais modelos híbridos, movidos por motores a combustão e elétricos, e isso requer um equilíbrio em proporções e espaço para poder justamente acomodar uma bateria e o próprio motor de combustão interna. Mas alguns pontos devem mudar na próxima geração de carros elétricos da Volvo - o primeiro SUV totalmente pensado para ser elétrico da empresa vai usar uma base de tecnologia exclusiva e completamente nova, com pisos planos, conforme previsto no Concept Recharge. Sem motor, mais espaço Ao remover o motor e substituí-lo por uma bateria completa sob o piso, os designers aumentaram a distância entre-eixos e também puderam fazer crescer o tamanho das rodas do carro. Os resultados são saliências mais curtas, bem como muito mais espaço interno, que inclui uma grande área de armazenamento entre os bancos dianteiros. No Concept Recharge, esses avanços levaram os designers a reposicionar os assentos, otimizar o perfil do teto e abaixar o capô do carro, mas é mantido o ponto de vista elevado de SUV, tão querido de motoristas de carros como XC40, XC60 e XC90. Essa abordagem também cria ganhos de eficiência na aerodinâmica em comparação com um utilitário, o que melhora o alcance. Design conectado Este conceito também apresenta uma nova linguagem de design. A grade tradicional foi substituída por uma estrutura semelhante a um escudo, apoiada por "uma nova interpretação" do design do "martelo de Thor". Luzes traseiras verticais exclusivas conectam-se à forte herança de design da marca, mas foram reinventadas e modernizadas. Na parte de dentro, além de mais espaço e de uma melhor posição do assento para todos que estão na cabine, uma grande tela sensível ao toque de 15 polegadas é o centro de uma nova e aprimorada experiência do usuário para o sistema multimídia de próxima geração da empresa. Projetada para ser lógica e intuitiva, a mais recente tecnologia de entretenimento da Volvo anda de mãos dadas com outras marcas do design da empresa: linhas limpas e uso extensivo de materiais sustentáveis ??e naturais dentro da cabine. "Dentro do Concept Recharge, criamos uma sensação de sala de estar verdadeiramente escandinava", destaca Robin Page. Seguro O Concept Recharge, obviamente, também reflete as ambições de segurança da Volvo nos próximos anos. Um sensor chamado LiDAR, construído pela empresa de tecnologia Luminar, é colocado no teto para coletar dados sobre o ambiente ao redor do carro. "O conceito representa tudo o que acreditamos que os clientes esperam de um Volvo elétrico puro, e estamos entusiasmados em levar essa filosofia para a nossa próxima geração de carros", finalizou o executivo. Volvo trabalha em novas baterias Disposta a "rapidamente se tornar uma empresa de carros totalmente elétricos", a Volvo também confirmou que desenvolve tecnologia de células de bateria - a fim de proporcionar aos seus clientes o que todo fabricante de elétrico deseja: alcance mais longo e tempos de carregamento mais rápidos. A marca promete melhorar a tecnologia de íons de lítio em sua próxima geração. E prevê começar pelo primeiro SUV da empresa feito sobre a base de tecnologia exclusivamente elétrica que deve estrear no ano que vem. Já em meados da década, quando estiver na terceira geração de elétricos, a Volvo planeja aprimorar ainda mais a autonomia e integrar a bateria ao piso do carro, momento em que usará a estrutura da célula para melhorar a eficiência. No curto prazo, a Volvo também planeja trabalhar com a Northvolt, empresa sueca líder de baterias, para aumentar ainda mais a densidade de energia em suas células de bateria. A ideia é dobrar alguns itens de eficiência em relação ao que se encontra no mercado atualmente -  a autonomia máxima que vemos hoje é algo perto dos 500 quilômetros, mas a Volvo Cars pretende atingir 1000 km. Espera-se que o tempo de carregamento seja reduzido quase pela metade também, graças à melhor tecnologia de bateria e avanços contínuos no software e na tecnologia de carregamento rápido. Limpa e sustentável Embora a empresa vá aumentar a energia da bateria de seus carros, também promete trabalhar para reduzir continuamente o impacto do carbono. As células de bateria da colaboração planejada da Volvo com a Northvolt visam ser produzidas com utilização de energia 100% renovável, enquanto trabalha com outros fornecedores de bateria para fazer o mesmo até 2025. Sempre que possível, as baterias que atingirem o fim de vida útil serão recicladas em empresas autorizadas que são capazes de oferecer o serviço de ciclo fechado de materiais essenciais para uso em baterias futuras. A parceria planejada da Volvo com a Northvolt também aumenta a possibilidade de utilizar as operações de reciclagem da empresa conterrânea. Como funciona essa parceria com a Northvolt?  No início deste mês, a Volvo anunciou a colaboração com a Northvolt para desenvolver e produzir baterias sustentáveis. Elas serão adaptadas para alimentar a próxima geração de carros elétricos da Volvo e da Polestar e garantir suprimento futuro de baterias sustentáveis ??necessárias para apoiar o crescimento. A colaboração com a empresa é fundamental para a ambição da Volvo de ser líder no segmento de carros elétricos premium e vender apenas elétricos até 2030. Também representa um passo importante na expansão de suas capacidades internas de produção, bem como desenvolvimento, aliado a parcerias com as líderes em tecnologia. Fonte: Webmotors
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30/06/2021
Teste: Novo Volvo XC40 elétrico mostra por que é o SUV mais importante da marca
Fabricante sueca vai abolir carros a combustão no Brasil — e no mundo — para focar em veículos elétricos e o utilitário é o primeiro dessa ousada fase. 2030. Como e onde você imagina estar daqui a dez anos (ou nove)? Não. Isso aqui não é uma entrevista de emprego — ou sessão de terapia. Mas a Volvo tem a resposta para essa pergunta clichê ensaiada e na ponta da língua. Essa data é de extrema importância para a marca sueca. E mais: é uma contagem regressiva. Em “apenas” nove anos a fabricante vai virar a chave e abandonar carros a combustão — inclusive híbridos — para direcionar todos seus esforços em veículos elétricos. Outros fabricantes também já anunciaram planos parecidos, mas a Volvo será uma das primeiras a realmente fazer. A diretriz global é audaciosa e contempla o Brasil. Sem tempo a perder, a subsidiária nacional já começa esse processo com o inédito XC40 Recharge Pure Electric. Com o XC40 elétrico, a marca também cumpre outro objetivo: a partir de agora só modelos eletrificados (híbridos ou elétricos) serão vendidos no mercado brasileiro. Não tem para onde fugir... Apresentado mundialmente no final de 2019, o primeiro carro elétrico da Volvo estrearia por aqui no início deste ano. Mas a pandemia atrasou os planos. A pré-venda do SUV esgotou rapidamente as 150 unidades. As primeiras unidades chegam em setembro e cerca de mais 150 exemplares devem vir até o final do ano – totalizando 300 carros em 2021. Rodamos por uma semana com o XC40 elétrico pelas ruas de São Paulo e gostamos bastante da breve experiência, mas ela traz alguns desafios. O primeiro foi fácil e resolvido em alguns minutos: ligar o carro. Não há botão de partida ou qualquer outra forma de ignição. A chave presencial no interior do veículo, pé no freio e o câmbio na posição “D” é a combinação para a palavra “Ready” surgir no painel de instrumentos digital e o SUV ficar pronto para iniciar a jornada silenciosa. O segundo demanda alguns quilômetros para você se acostumar. É o chamado “One Pedal Drive”, ou dirigir usando apenas um pedal. A tecnologia é famosa entre os elétricos em que se usa apenas o acelerador para condução. Isso porque, quando você alivia o pé, o inversor do motor elétrico atua para frear o carro — muitas vezes sem a necessidade de encostar no pedal de freio —, especialmente em baixas velocidades. Essa energia despendida volta direto para as baterias e ajuda (pouco) na recarga. No XC40 essa espécie de freio motor atua de modo contundente e não há como modular a intensidade como em outros elétricos. No para e anda do trânsito urbano, leva um tempinho para o motorista se habituar, pois a redução de velocidade é significativa e brusca — e o vaivém do corpo, inevitável. Vale ter um remédio para enjoo a postos... Se você não conseguir se adaptar, é só desativar a tecnologia facilmente pela central que o SUV volta a ter uma tocada de carro automático convencional. Detalhes superados, era hora de sentir todo o torque instantâneo que só carros elétricos oferecem. No XC40 são nada menos que 67,3 kgfm. Partindo da inércia, a “patada” inicial, claro, não é a mesma do Porsche Taycan, mas há uma branda sensação de vertigem. O velocímetro digital sobe rapidamente e a aceleração do SUV (que pesa quase 2,2 toneladas) é digna de esportivos. Em nosso teste, o 0 a 100 km/h levou 4,7 segundos(!) — 0,2 s a menos que o número de fábrica e 0,1 s mais rápido que o Mustang e seu V8 5.0 de 466 cv. Para alcançar esse desempenho, o Volvo usa o trem de força chamado P8. São dois motores elétricos, um em cada eixo, que ainda fornecem 300 kW ou 413 cv de potência. A tração é integral. A retomada é outro ponto fortíssimo por causa do torque instantâneo: 1,7 s para ir de 40 a 80 km/h, 2,2 s de 60 a 100 km/h e 2,7 s de 80 a 120 km/h. Ou seja, sem problemas para sair daquela enrascada no trânsito ou fazer uma ultrapassagem na estrada. A velocidade máxima é limitada a 180 km/h, como em qualquer Volvo no mundo. Tal medida, entre outras, faz parte do plano de zerar acidentes fatais com seus carros. O SUV ainda impressiona na frenagem, principalmente de 60 a 0 km/h, o que é feito em ótimos 13,9 metros. Saindo da pista e voltando para a vida real, o XC40 elétrico continua com o rodar sólido da variante híbrida e da ótima plataforma CMA, porém com um acerto mais amigável, de filtrar melhor os buracos (apesar das rodas de 20 polegadas) e não repassá-los tanto das ruas para o interior. A direção também se mostrou um pouco mais assertiva, com mais peso e uma sensação maior de controle do carro por parte de quem dirige em relação ao XC40 híbrido. Mas... e a autonomia? Bom, essa é a grande questão dos elétricos, o recarregamento. O XC40 Pure Electric consegue rodar até 418 km, segundo a Volvo e a WLTP, padrão de medição de consumo da Europa. A autonomia é razoável, mas confesso que sempre que ando em um carro elétrico me vem o chamado range anxiety, de ver toda hora quanto ainda tem de bateria e se dá para chegar ao lugar tal... Ainda mais pelo fato de que meu prédio não tem tomadas ou afins... Para os reais clientes, essa ansiedade não será um problema. Quem comprar o elétrico ganha WallBox (e a instalação). Com a bateria de 78 kWh, o SUV leva, em média, nove horas para carregar completamente nessas estações próprias ou em shoppings e mercados. Porém, o modelo tem suporte para cargas de até 150 kWh, o que daria para atingir 80% de bateria em 40 minutos. Nessa porcentagem, a marca sueca estima que dê para rodar 334 km. A particularidade é que há poucas estações desse tipo no Brasil. Outro “porém” é viajar. Grande parte da malha está localizada no Sul/Sudeste e tem baixa potência. Há algumas estações de 50 kWh em localizações estratégicas, o que daria para carregar 80% em pouco mais de duas horas. A Volvo afirma que já instalou mais de 700 pontos de recarga e que, até o final deste ano, serão mil. Toda a energia vai para as baterias alocadas no assoalho e envoltas no que a Volvo chama “gaiola de proteção”, feita de alumínio e embutida na plataforma. Além de contribuir para baixar o centro de gravidade, cria uma zona de dissipação de energia para casos de colisão. Para compensar a falta do motor a combustão na dianteira, os engenheiros reforçaram a seção frontal do SUV para atender aos padrões de segurança inerentes à marca. Sobrou espaço para um compartimento dianteiro de 31 litros. Como identificar o XC40 elétrico nas ruas? Por fora, há uma simples dica: olhe a grade dianteira praticamente selada — como não é preciso ter refrigeração para o motor, ela diminui o coeficiente aerodinâmico e ainda aumenta a autonomia. Por dentro, é mais fácil. A começar pelo botão de partida, claro, mas também pelo novo painel de instrumentos digital, que traz bastante informação, mas poderia ter comandos mais intuitivos pelo volante. Leva um tempinho para você achar o que realmente deseja — o que não acontece no multimídia Sensus com tela vertical de 9", onde é (bem) mais fácil localizar o que se busca. A central, por sua vez, estreia o sistema Android Automotive. Os usuários têm à disposição o Google Maps e o Google Assistant, que permite executar funções do carro pelos comandos de voz, como controlar a temperatura do ar-condicionado, definir um destino, tocar músicas em apps como Spotify e enviar mensagens. E o SUV, claro, traz todos os itens de segurança inerentes à marca. São exemplos o Pilot Assist, controle de cruzeiro adaptativo que ainda mantém o carro dentro da faixa de rodagem e faz pequenas curvas, e o City Safety, que detecta veículos, pedestres, ciclistas e animais grandes, além de monitorar veículos na parte traseira e detectar pontos cegos. O XC40 faz parte de outra estratégia da Volvo Brasil, de vender somente veículos eletrificados no país (a marca já detém 40% desse mercado atualmente). E o timing da estreia do primeiro elétrico não poderia ser melhor, já que o SUV não tem concorrentes diretos em preço nem em porte. Audi Q4 e-tron e Mercedes-Benz EQA devem demorar a estrear em solo nacional. E a Volvo não vai parar por aí. O segundo carro movido somente por baterias está previsto para aterrissar no Brasil logo no início de 2022. É a variante cupê do XC40, o inédito C40. Os suecos sabem exatamente o que serão e onde estarão daqui a dez anos. E você? Fonte: Auto Esporte
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09/03/2021
Volvo fabricará apenas carros elétricos a partir de 2030 com vendas on-line
A Volvo fabricará apenas carros elétricos em 2030 e as vendas acontecerão somente pela internet, anunciou nesta terça-feira a montadora sueca, que também confirmou à AFP que metade do objetivo será alcançado em quatro anos. “Todos os nossos veículos elétricos serão vendidos apenas pela internet”, declarou à AFP o CEO da Volvo Cars, Håkan Samuelsson. “Em 2025, metade de nossos carros serão elétricos e metade de nossas vendas acontecerão on-line”, completou. A Volvo, subsidiária do grupo chinês Geely, acelerará o processo a eletrificação de seus modelos e planeja “retirar de catálogo todos os seus modelos de combustão, incluindo os híbridos”, informou a montadora em um comunicado. Volvo apresentará nesta terça-feira seu segundo modelo 100% elétrico, o SUV C40, e prepara um pequeno modelo elétrico pensado para as estradas europeias. A empresa também quer revolucionar seus canais de venda. “As pessoas podem ficar irritadas com a falta de transparência nos preços. O preocesso de compra continua sendo muito complicado, assim vamos simplificar o menu, com preços fixos em cada país”, disse Håkan Samuelsson. A Volvo resistiu a um 2020 dramático para a indústria do automóvel, com uma queda global das vendas de 6%, a 661.713 veículos. Fonte: Isto É
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